Sintomas de Problemas no Coração: O que isso significa para a Medicina Natural?

 

Conheça 6 sintomas de problemas no coração e como preveni-los com estes 4 chás naturais.


Ter o hábito de uma vida saudável pode auxiliar na prevenção de problemas no coração, mas outro fator importante nesse processo é a compressão de quais são os indícios e sintomas de que algo não está funcionando bem. 

Sintomas de Problemas no Coração

É possível identificar se você tem problemas de coração através da rotinas de exames com um cardiologista, e também através da observação de alguns sintomas como: 

  1. dores no peito;
  2. palpitações;
  3. falta de ar;
  4. desmaios;
  5. enjoos;
  6. sudoreses.

Quais são os tipos de problemas no coração?

Como mencionado, há uma série de sintomas que podem ser indícios de problema no coração, ou seja, de que algo não está funcionando como deveria.

Abaixo estão listadas algumas das doenças cardíacas que podem ser desenvolvidas no decorrer da vida de uma pessoa, mas que também podem ser evitadas e cuidadas com as precauções e tratamentos adequados. São algumas delas: 

  • Hipertensão
  • Infarto
  • Doença Coronária
  • Cardiopatia congênita
  • Doença Arterial
  • Insuficiência Cardíaca
  • Miocardites

O que pode causar problemas no coração?

Além da condição genética, os hábitos alimentares e do cotidiano, como o sedentarismo, por exemplo, podem ter grande influência para desencadear problemas no coração.

Além disso, os fatores emocionais podem contribuir para o funcionamento indevido do coração, como por exemplo o estresse, a ansiedade, advindos dos mais diversos motivos e contextos.
Por esse motivo, não devemos levar em consideração apenas o fator genético, pois a qualidade de vida que levamos também exerce um importante papel nesse processo.

O Coração na Medicina Natural


Alguns medicamentos fitoterápicos, a alimentação adequada e o preparo caseiro de alguns chás, podem atuar diretamente no funcionamento do nosso organismo, reduzindo assim alguns sintomas e efeitos causados pelo mal funcionamento cardíaco ou até mesmo preveni-lo.

Os alimentos com suas propriedades naturais e em combinação com as propriedades de outros alimentos, podem atuar diretamente em nosso corpo, beneficamente falando. Para isso, é importante compreender quais alimentos são ricos em determinadas substâncias que contribuem para a redução do mal colesterol, como aqueles que possuem função antioxidante, auxiliando o sangue a bombear melhor, por exemplo.
Além disso, como mencionado, a combinação de algumas ervas medicinais pode também beneficiar, isso porque algumas podem potencializar a ação de outras. 

Como prevenir problemas no coração a partir da medicina natural?


Ao levar em consideração os bons hábitos, a psicossomática e a introdução de algumas estratégias alimentares, podemos prevenir o desenvolvimento de cardiopatias sem que necessariamente precise chegar ao ponto de fazer uso de remédios contínuos.

A natureza oferece ervas, plantas e raízes que podem nos auxiliar a ter uma boa qualidade de vida, basta saber usá-las. É por esse motivo que se entende a importância e a responsabilidade da medicina natural para a nossa saúde. 

4 Chás para Fortalecer o Coração:

Para destacar alguns benefícios: 

Chá branco: obtido a partir da planta Camellia sinensis, auxilia no processo de aceleração do metabolismo, devido às suas propriedades ricas em vitaminas e antioxidantes, que contribuem para a redução do mal colesterol, por exemplo. Além disso, tem o importante papel de contribuir para o reforço da imunidade. 

Chá verde: Outro chá produzido a partir da planta Camellia sinensis, possuindo também função antioxidante, auxilia na melhora da circulação sanguínea. 

Chá preto: também obtido a partir da planta Camellia sinensis, porém com um sabor mais forte, auxilia no processo de concentração e foco, podendo estar associado na contribuição de redução do estresse, além de possuir função antioxidante e anti-inflamatória, assim como o chá branco.

Chá mate: originado da erva mate, a partir da planta Ilex paraguariensis, o chá mate possui em sua composição, nutrientes que auxiliam no aumento da concentração mental, proteção ao coração, também atuando com sua função antioxidante, além de ser uma boa fonte de energia para que você sinta-se mais dispostos para levar uma vida menos sedentária, podendo ser um aliado da prevenção de problemas no coração.

Conclusão 

O uso de receitas naturais não substitui o acompanhamento médico e o uso de outros medicamentos, mas é importante destacar que o conhecimento de chás medicinais e plantas naturais pode ser útil para prevenção e tratamento natural de determinadas doenças.
Em nosso curso online de fitoterapia você pode aprender sobre os diversos usos das plantas para fins medicinais

Não é de hoje que plantas, folhas e raízes medicinais providas pela própria natureza e utilizadas por nossos antepassados, têm sido estudadas e indicadas cada vez mais devido à comprovação de seus benefícios para a saúde.
É importante buscarmos informação e estar aberto às possibilidades do que temos de mais natural em nossa sociedade: as ervas medicinais com suas ricas propriedades.