Para quem quer morar no campo com água pura, ar limpo e alimento sem veneno
A verdade é que a maioria das pessoas que sonha em fazer a transição para o campo não sabe segurar uma enxada nem faz ideia de como ter uma vida sustentável. Se você está neste movimento de mudança ou se já tem uma propriedade rural, inscreva-se na Semana do Sítio Ecológico, com o permacultor Edilson Cazeloto, o Dirço.
Em 3 aulas ao vivo, você vai aprender como fazer a transição para o campo de forma segura e como cuidar de maneira sustentável sua propriedade rural (sítio, chácara, fazenda, etc).
Mais: como garantir água pura, ar limpo, alimento saudável e casas que não agridam o meio ambiente.
Para fazer o planejamento de um Sítio Ecológico, o Dirço vai apresentar a permacultura, uma metodologia de design ecológico, que se baseia em 3 princípios éticos: cuidar da Terra, cuidar das pessoas e repartir o excedente.
A permacultura é uma filosofia da abundância, que segue o mesmo fluxo de funcionamento da Natureza.
A transição não acontece somente com a mudança da cidade para o campo. É preciso um novo olhar para a vida, para as relações pessoais e para o entorno. Fazer uma simples mudança de endereço, com a mesma mentalidade predatória da cidade, vai agravar ainda mais as condições precárias da zona rural.
A permacultura oferece ferramentas para tomada de decisões que causam impacto positivo no meio ambiente, gerando um processo de regeneração.
Faça sua inscrição gratuita para a Semana do Sítio Ecológico
Segunda, dia 20 de setembro, às 20h
Adeus Metrópole. Vou morar na roça
Quarta, dia 22 de setembro, às 20h
Vida no campo: do sonho ao projeto
Sexta, dia 24 de setembro, às 20h
Sítio Ecológico na prática
Segunda, dia 27 de setembro, às 8h
Inscrição aberta Curso Sítio Ecológico
Edilson “Dirço” Cazeloto é permacultor formado pelo Grupo Curare de Botucatu com orientação de Tomaz Lotufo em 2008. Ex-jornalista, ex-radialista e ex-professor de pós-graduação, fez a transição para morar na roça. Atualmente administra o Sítio Pau Dágua, espaço destinado a cursos e eventos nas áreas de Permacultura, Agroecologia, Bioconstrução, Saúde Integral e Cultura Popular.
Em cinco anos, o Sítio, que era um antigo pasto, transformou-se em um pequeno oásis. Metade dos três alqueires está sendo reflorestado (3 mil árvores plantadas nos últimos dois anos) e 3 módulos de Sistemas Agroflorestais já foram implantados. Hoje conta com captação de água de chuva, tratamento ecológico da água, programa de reflorestamento e casas em bioconstrução.