Remédio Natural para Ansiedade: Qual o melhor fitoterápico e como preparar em casa?

Conheça as propriedades terapêuticas de um remédio natural para ansiedade e aprenda a prepará-lo em sua casa.

O remédio natural para ansiedade é uma das possibilidades terapêuticas para lidar com sintomas do nervosismo e preocupação acentuadas.

Sentir aquele nervoso, ou frio na barriga, antes de uma apresentação em público, uma conversa importante ou outro evento muito importante é completamente natural.

Mas às vezes esse nervosismo pode se transformar numa apreensão constante que nos coloca em estado de alerta contínuo.

Esse cenário pode nos impedir de realizar atividades cotidianas ou buscar diversão e relaxamento.

Afinal, fica difícil se divertir quando carregamos tanta preocupação em nossas costas.

Remédio para ansiedade

Se você procura um remédio para ansiedade é importante saber que não há uma pílula milagrosa que cura todo tipo de ansiedade instantaneamente.

A ansiedade quando se torna um real incômodo em nossa vida pode ser resultado de inúmeros fatores internos e externos.

Refletir sobre o papel da ansiedade e suas manifestações em nossa rotina pode ser importante para lidar com esse problema.

Cuidados com remédio para ansiedade

Segundo as medicinas ancestrais a ansiedade atinge a estrutura do coração, e essa causa deve ser tratada para que sintomas como a ansiedade desequilibrada desapareçam.

E por isso é preciso ter cuidado se fizer uso de drogas sintéticas como ansiolíticos.

Esse tipo de medicação pode ser necessária, especialmente, em momentos de crise, mas pode causar dependência e mascarar o verdadeiro problema.

Um diagnóstico preciso é essencial para que se tenha o tratamento efetivo para o que nos aflige, mesmo na medicina natural.

Uma rotina saudável que inclua alimentação saudável, atividade física e outros hábitos que ajudam em nossa higiene mental são parte de um remédio natural para ansiedade.

Agora para uma receita específica feita a partir de conhecimentos tradicionais e evidências científicas podemos contar com a fitoterapia.

Fitoterapia e remédio natural para ansiedade

As plantas medicinais podem ser utilizadas como matéria-prima de remédios naturais para ansiedade, com efeito calmante, ou para outros usos e efeitos como anti-inflamatórios.

A fitoterapia se beneficia do conhecimento ancestral de várias culturas tradicionais e aqui no Brasil não é diferente.

Os saberes de avós e outras pessoas que carregam a tradição de banhos, chá e raízes passados de geração para geração chegou ao século XXI com um refinamento trazido por pesquisas científicas que atestaram e atestam seus efeitos.

Uma dessas ervas da saúde é a Melissa, também conhecida como erva-cidreira, que pode ser usada como um digestivo quando ingerida através de um chá de suas folhas.

Além disso, ela também age como um calmante natural. Ela pode ser considerada a base de um remédio natural para ansiedade e pode ainda ajudar você a ter uma boa noite de sono.

A maioria dos cuidados com o uso dessa erva medicinal são aqueles relacionados a outros calmantes naturais.
Pessoas com hipersensibilidade ou alergia a erva, assim como pessoas com hipotireoidismo ou hipotensão devem evitar o uso da Melissa.

Também é importante evitar seu uso caso já faça uso de outra medicação calmante e/ou sedativa para evitar uma interação que amplie os efeitos.

Estes compostos apesar de serem considerados ansiolíticos leves devem ser utilizados com cuidado pois sua utilização simultânea a outros remédios ansiolíticos podem trazer riscos à saúde.

Melhor fitoterápico para ansiedade

Remédio natural para ansiedade com Mulungu

O Mulungu (Erythrina mulungu) tem propriedades calmantes que podem ser utilizadas em preparações como infusões e cápsulas.

Presente em remédios caseiros ou base para remédios manipulados em farmácia ou na indústria.

Geralmente se utiliza o pó da casca dessa árvore para tratamento da ansiedade, nervosismo e insônia leve.

A raiz e casca da árvore, e também frutos e flores do Mulungu podem ser utilizados para criar remédios naturais para ansiedade.

Você transforma a erva em pó antes de inserir o conteúdo numa cápsula.

Recomenda-se que as cápsulas sejam apenas uma opção prática nas situações nas quais não seja possível o preparo das infusões.

No Brasil algumas práticas tradicionais utilizam infusões de mulungu em garrafadas e também no preparo de banhos, com o propósito de afastar forças negativas e trazer paz.

Chá de Mulungu: remédio natural para ansiedade

Prepare o chá de mulungu em casa e tenha um remédio natural para ansiedade sempre à mão.

Como preparar o chá de Mulungu

]Um punhado da casca minimizada em decocção em um litro de água mineral.

A decocção aqui se refere a um processo onde uma parte da planta medicinal fica em contato com um solvente, nesse caso a água em ebulição.

Ferva a casca minimizada por 15 minutos.

Deixe descansar por 15 minutos com a panela tampada e depois coe o líquido.

Seu chá está pronto!

Você precisa fazer um novo chá a cada 24 horas.

Posologia ou modo de usar

Você pode tomar uma xícara de chá até três vezes ao dia por três dias.

artrite

Saiba mais sobre plantas medicinais

Além do chá de Mulungu que você aprendeu a fazer aqui há outros remédios naturais para ansiedade e outros sintomas e males que você pode conhecer.

Aprenda mais sobre outros remédios naturais e as propriedades de diferentes ervas que você pode cultivar em casa para chás e outras preparações.

Inscreva-se no nosso Curso S.O.S Plantas Medicinais e melhore sua saúde com soluções práticas e acessíveis.