Nervosismo não passa? Conheça 6 fitoterápicos para acalmar os nervos!

Conheça algumas das plantas medicinais que são a matéria-prima de remédios fitoterápicos para o nervosismo e que você pode usar em casa.

Quem não sente ao menos um pouco de nervosismo atualmente?

Com a situação da pandemia e a insegurança social e econômica, preocupação com parentes e com o futuro podemos viver um constante estado de agitação.

Podemos entender esse nervosismo como um sinal de algum desequilíbrio em nosso corpo.

Às vezes é como se estivéssemos exigindo demais, ultrapassando os limites naturais do nosso corpo.

Para ajudar a reestabelecer esse equilíbrio natural temos o apoio da medicina natural e dos seus fitoterápicos para ajudar a acalmar os nervos.

Medicamentos fitoterápicos

Para ajudar a lidar com o nervosismo e conseguirmos relaxar um pouco nós temos nos fitoterápicos uma opção natural de tratamento.

Os medicamentos fitoterápicos são preparações realizadas em farmácia ou também pela indústria.

Esses produtos são fruto de extensas pesquisas que buscam comprovar seus efeitos terapêuticos.

Para se certificar de que o medicamento fitoterápico que você deseja é válido, você pode buscar o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, na embalagem ou informações sobre o produto na internet (inclusive em lojas virtuais).

Esses medicamentos apresentam efeitos colaterais muito reduzidos, o que favorece a adesão ao tratamento.

O que distingue as soluções farmacêuticas fitoterápicas das manipulações caseiras é que o medicamento fitoterápico utiliza o extrato da planta medicinal, um concentrado das substâncias ativas do vegetal.

Em casa usamos alguns procedimentos como a maceração para extrair os mesmos elementos terapêuticos, porém com menor concentração, ou dosagem.

Aquele chazinho muitas vezes pode suprir a necessidade, mesmo que passageira, para aliviar um sintoma como o nervosismo.

Plantas medicinais para nervosismo

Vamos falar agora sobre algumas das plantas medicinais indicadas para tratar do nervosismo.

Se as crises de nervosismo não forem graves, na maioria das vezes um simples chá natural pode ajudar você a trazer mais equilíbrio para sua vida e atenuar o nervosismo.

Lembramos que mesmo não sendo drogas sintéticas é preciso cuidado na elaboração de fitoterápicos.

Na preparação de chá medicinais ou outras soluções terapêuticas você precisa prestar atenção à:

  • procedência dos ingredientes escolhidos
  • coleta
  • interação com outros medicamentos
  • posologia
  • contraindicações.

Todas essas soluções naturais partem de princípios tradicionais que visam à normalização do fluxo de energia vital, ou em outras palavras, ao seu reequilíbrio natural.

Mas nem por isso deixam de apresentar algum risco.

Ervas medicinais utilizadas em fitoterápicos para nervosismo

As plantas medicinais utilizadas em formulações fitoterápicas para tratar o nervosismo podem ser manuseadas em farmácia ou mesmo em casa.
Muitas delas são consumidas em cápsulas, outras em tinturas e extratos.
Há muitas ervas medicinais que podem ser aplicadas para o tratamento do nervosismo, mas falaremos apenas de 6 delas no momento.

  • Passiflora incarnata

Seu efeito calmante vem especialmente da sua flor: a flor do maracujá!

Ela já demonstrou ter ação ansiolítica e agir como um depressor inespecífico do sistema nervoso central.

Então se você já tomou um suco de maracujá já está pronto para o próximo passo, tomar um chá das suas flores para diminuir o nervosismo.

A Passiflora é encontrada em formato de cápsulas.

Alfazema

Relaxante, calmante e antidepressiva, a alfazema ou lavanda (Lavandula angustifolia Mill) é indicada também para infusões para ansiedade e insônia.

Se você consumir a lavanda através de uma cápsula à base do seu óleo essencial, o seu efeito pode surgir após dias ou semanas para atenuar o nervosismo.

Kava-kava

Do extrato da Kava-kava (Piper Methysticum) extraem-se princípios ativos que segundo vários estudos podem ser úteis no tratamento de estágios leves a moderados de ansiedade e insônia e outros distúrbios nervosos.
As contraindicações são para uso durante a gravidez e lactação, e em pacientes com depressão endógena ou problemas no fígado.

Camomila (Matricaria recutita)

Essa planta é um dos ingredientes mais populares para receitas de chá para nervosismo e insônia.

Estudos confirmam que a camomila atua como sedativo suave atenuando o nervosismo.

Valeriana

Seu nome científico é Valeriana Officinalis e ela oferece um efeito sedativo leve, diminuindo o nervosismo, trazendo mais calma, e favorecendo também um sono mais tranquilo.

Esse fitoterápico é comumente encontrado no formato de cápsulas.

Tília

Tem o poder de acalmar os nervos e reduzir a ansiedade.

A Tília é uma das ervas medicinais que possui flavonoides como uma de suas substâncias ativas.

Isso faz com que a tília estimule a liberação de serotonina, se tornando um calmante natural ideal para lidar com o nervosismo ou até mesmo diminuir a sensação de dor no corpo.

Para usar a tília você pode fazer um chá utilizando as flores da árvore, que podem ser frescas ou secas.

Saiba mais sobre calmantes naturais

Vimos como muitas plantas são matéria-prima para diferentes remédios fitoterápicos que tratam do nervosismo.

Desde sugestões de chás caseiros para acalmar os nervos até remédios manipulados ou industrializados que miram equilibrar o organismo com diferentes combinações.

As soluções da medicina natural oferecem uma resposta com menos reações adversas e contraindicações do que costumamos ver nas drogas sintéticas.

Inscreva-se no Curso S.O.S Plantas Medicinais e aprenda mais sobre as propriedades terapêuticas de diversas espécies, que podem ser fáceis de encontrar no seu quintal.