Dor no Estômago: 2 receitas caseiras para acabar com o incômodo

Aprenda duas receitas que irão te ajudar no alívio dos sintomas de dor no estômago.

Provavelmente você já conheceu alguém que recomendou para você  diversos tipos de chás  tiveram alguma hortinha em casa, causando algum estranhamento enquanto duvidava da eficácia deles, mas antes de expor os benefícios comprovados dos usos de plantas medicinais, é importante compreender o funcionamento do seu organismo.

Qual a função do estômago?

O estômago é um dos principais órgãos do sistema digestivo. Esse sistema é responsável pela ingestão e absorção de nutrientes. Juntamente com o estômago, temos o baço e o pâncreas que exercem importantes papéis no bom funcionamento do sistema digestivo. O funcionamento normal permite que ao receber alimentos, ele possa ser transformado em sangue, distribuindo para outros tecidos do corpo, possibilitando também nossa nutrição. 

O que causa dor no estômago?

Sabe-se que o mal funcionamento do nosso corpo, pode trazer complicações para a nossa saúde, por isso é importante entender o que causa determinadas sensações de desconforto, como as dores no estômago, por exemplo. As principais causas de dor no estômago são:

  1. Dieta pobre nos alimentos adequados;
  2. Trabalhos em excesso sem descanso ;
  3. Falta de atividade física. 

Sintomas relacionados a dor no estômago:

Esses sintomas relacionados podem aparecer especialmente após as refeições:

  1. dor na região abdominal;
  2. náuseas;
  3. arrotos;
  4. cansaço.

Os incômodos também podem aparecer no âmbito psíquico, levando em consideração que corpo e mente são integrados em suas funções. Portanto, é comum que além dos incômodos orgânicos mencionados anteriormente, você tenha dificuldade em se concentrar, sensação de fraqueza e cansaço, cabeça pesada, e excesso de pensamentos. 

Remédios Naturais para Dor no Estômago

Os medicamentos vendidos em farmácias nunca foram a única opção para tratamentos de dores em geral. Há séculos utiliza-se técnicas para extrair substâncias de plantas e raízes, fazendo uso de todos os seus benefícios. 

Como já mencionado, diversos são os alimentos riquíssimos em nutrientes e que podem ter uma função tão eficaz quanto aqueles medicamentos que podemos comprar. Essa é a melhor parte, pois muitos já estão presentes em nosso dia a dia e talvez você nunca tenha parado para pensar que ele poderia ser uma grande aliado. 

Chás Caseiros para Dor no Estômago

Conheça agora duas receitas caseiras que podem te ajudar no alívio das dores no estômago: 

Chá de casca de laranja seca, cálice de caqui e noz moscada

Usar 20 minutos após a refeições como digestivo

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sobremesa de noz moscada ralada
  • 1 casca de laranja minimizada 
  • 1 litro de água fervente 

Preparo:

  • 1° Coloque 1 litro de água para ferver
  • 2° Adicione a noz moscada ralada e deixe ferver por 5 minutos
  • 3° Em seguida, adicione laranja e o cálice de caqui picado e deixe ferver por mais 5 minutos. 
  • 4° Deixe o chá descansar por 15 minutos e coe

O chá deve ser ingerido após 20 minutos das refeições. Serão consumidas cerca de 3 xícaras ao dia durante 7 dias ou até persistirem os sintomas.
Funcionamento do chá medicinal no organismo:

A casca de laranja atua diretamente na circulação da energia estomacal. O cálice de caqui auxilia no processo de descongestionamento, na mesma região. Por outro lado, a noz moscada, além de desobstruir, é capaz de drenar a umidade presente na região. 

Chá de gengibre 

Ingredientes:

  • 1 pedaço pequeno de raiz bem cortada
  • 1 litro de água fervente

Preparo:

  • 1° Adicione a raiz de gengibre na água fervente por 10 minutos
  • 2° Após os 10 minutos, desligue o fogo e aguarde 15 minutos após desligado
  • 3° Coe 

Diferentemente da receita anterior, este chá deve ser consumido 20 minutos antes das refeições, isso porque a raiz do gengibre possui propriedades capazes de auxiliar nos sintomas de má digestão, auxiliando na prevenção de cólicas, náuseas e outros sintomas. 

O que é bom para a dor no estômago? 

Saiba quais alimentos podem auxiliar na prevenção de dores no estômago e má digestão.

Além da eficácia das receitas anteriormente mencionadas, é importante que seja introduzido na sua rotina alimentar alguns alimentos que agem diretamente no funcionamento do sistema digestivo, isto é, que exercem funções benéficas para o estômago, baço e pâncreas. 

A inclusão de alimentos amarelos, de raízes, como por exemplo abóboras e mandioquinha, inhame, castanha, amendoim, girassol, podem ser úteis no fortalecimento do sistema digestivo. É também necessário tomar cuidado com a ingestão excessiva de alimentos crus, gordurosos e com grande quantidade de açúcares branco, pois podem contribuir fortemente para dores no estômago.

Além disso, algumas ervas também podem ser adicionadas ao seus chás, auxiliando na queimação estomacal e dores. São elas: fenogrego, astrágalo e ginseng.

Conclusão 

Para compreender o funcionamento do sistema digestivo, a causa dos principais incômodos e dores, e entender como as ervas e alimentos podem ser úteis para aliviar dores no estômago, se inscreva em nosso Curso SOS Plantas Medicinais e fique por dentro do que há de melhor no campo da medicina natural.