O Sitio Pau d’Água, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, realiza o Curso de Construção em Bambu com o engenheiro agrônomo e bambuzeiro Bruno Sales, que trabalha há mais de 15 anos com bambu, nos dias 31 de novembro a 1 de dezembro.
O objetivo principal do curso é que os participantes façam uma parede de bambu usando duas técnicas trazidas da Colômbia: esteridia (esteiras de bambu) e calficite (cal, fibras e terra) para revestir a parede da cozinha externa do Sítio.
O Curso conta com uma parte teórica e prática nos dois dias. Na teoria serão abordados a história, morfologia, fenologia (como reconhecer a idade da planta), plantio, propagação, manejo, tratamento, aplicações, movelaria e design e bioconstrução.
A parte prática começa com um passeio pelos bambuzais da Ecovila Clareando, vizinho ao Sítio Pau d’Água. Os participantes vão conhecer três espécies: Phyllostachys Aurea (Cana da Índia), Bambusa Vulgaris (Taquara) e Dendrocalamus Giganteus (BambuGigante).
Sob a orientação de Bruno, vão realizar o corte do bambu para produzir a parede com o material. Em seguida, as varas passam por um tratamento com adubo mineral para proteção contra pragas. O tratamento é considerado um dos ponto-chave para o sucesso da obra. Os participantes vão aprender a receita para realizar o preparo, a base de ácido bórico e sulfato de cobre.
Todos os dias terão aula teórica e pratica:
1º Dia:
Manhã
A partir das 8h
– Palestra sobre a historia do bambu, como que surgiu a planta nos dias de hoje como um aliado a questão ambiental, nas áreas de tecnologia, cultura popular, países que se destacam, o que esta acontecendo no Brasil e a inclusão social que esta planta tem nos dias de hoje.
– Identificação de espécies por gênero, quais se destacam e pra que serve.
– Morfologia das touceiras e da planta.
– Anatomia da parede do bambu, como funciona seu processo de lignificação, o que confere sua resistência.
– Fenologia, como reconhecer a idade da planta e idade do colmo. (vara propriamente dita).
– Aula pratica de corte, iremos cortar bambu e por para tratar por capilaridade.
Tarde, a partir das 13h30
– Preparo da solução pra tratamento do bambu.
– Escolha de peças para realização da obra.
– Serão feitos colunas para parede.
– Confecção de esteridias.
– Simultâneo continua o entalhe de peças para parede e obra.
2º Dia:
Manhã, a partir das 8h
– Pregação das esteridias e termino da parede.
– Acabamentos de peças, tipo de lixa e escova.
– Perspectiva financeira de bambu tratado, preço, mercado e entraves.
Tarde, a partir das 13h30
– Rebocar a parede de esteridia com calficite.
– Qual as vantagens e desvantagens de se construir com bambu no Brasil.
Encerramento 17h
Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ, trabalha com bambu há mais de 15 anos. Neste período, realizou 15 obras, entre casas e galpões com diferentes tipos de bambu. Foi estagiário por 4 anos da Embrapa Agrobiologia. Sob orientação do departamento de tecnologia da madeira na Engenharia Florestal da UFRRJ, trabalhou na instituição Pindorama durante 5 anos, onde ministrou cursos de bambu para 23 turmas.
O Sítio Pau d’Água é um Centro Coletivo de Cultura que tem o objetivo de colaborar com a construção de um novo Imaginário Social. São 3 alqueires, sendo que quase metade está sendo reflorestado. Conta com duas nascentes e mais de 3 mil árvores foram plantadas nos últimos 2 anos.
(confirme antes para saber se ainda temos vagas)
Jhony Keinti Arai
Cpf 146.271.798-55
Banco Itaú
agencia 2923
conta 32579-5
(enviar comprovante para [email protected])