Aproveite a nossa rica biodiversidade e aprenda a prevenir e tratar diferentes males de modo prático através do Curso de Plantas Medicinais.
Para conhecer mais sobre ervas e suas aplicações terapêuticas que podem ser realizadas na sua casa, você pode contar com nosso curso de plantas medicinais.
Desde tempos remotos a humanidade vem utilizando plantas com propriedades terapêuticas e/ou psicoativas para lidar com lesões e doenças ou mesmo para desfrutar de outros efeitos por motivos religiosos ou para entretenimento.
A fitoterapia surge como uma maneira de organizar o conhecimento sobre as plantas medicinais, cuidados e seus usos terapêuticos.
Benefícios das ervas medicinais
Algumas plantas contêm compostos fitoquímicos que atuam na prevenção, defesa e até mesmo no tratamento de doenças.
Conhecer essas propriedades e utilizá-las para seu benefício e ajudar outras pessoas é possível através do conhecimento contido no Curso de Plantas Medicinais.
Conheça o papel do equilíbrio na medicina natural no Curso de Plantas Medicinais
Trabalhar o equilíbrio dos sistemas corporais é uma das metas da fitoterapia e seu aprendizado faz parte do conteúdo do nosso curso de plantas medicinais.
Não só de remédios se faz um corpo e mente sãos. Uma rotina equilibrada de exercícios e dieta fazem parte de uma vida mais saudável.
Você pode ficar atenta aos sinais que afetam o equilíbrio do nosso organismo e que envolvem uma dinâmica que não é muito diferente daquela do mundo exterior.
Os sintomas podem ter as seguintes características:
- Frio
- Calor
- Estagnação
- Muco
- Deficiência
Cada um desses sintomas pode indicar um certo tipo de desequilíbrio e desenvolver determinadas complicações que a medicina natural pode identificar e promover a terapia adequada.
Um pouco da história da fitoterapia
Cada povo parece ter sua própria história do desenvolvimento da fitoterapia.
No Curso de Plantas Medicinais você também pode ser envolvida por uma experiência de criação da medicina natural- compartilhando uma sabedoria que atravessa milhares de anos e diversas civilizações humanas.
No antigo Egito há mais de dois mil anos, antes dos primeiros médicos gregos, já havia uma medicina egípcia organizada em torno de uma terapêutica natural.
Entre as plantas medicinais utilizadas pelos antigos egípcios estavam o zimbro, o funcho, o alho e o lírio dedicados a criar diferentes remédios naturais.
Tempos depois Hipócrates que reuniu a totalidade dos conhecimentos médicos de seu tempo no conjunto de tratados conhecidos pelo nome de Corpus Hipocraticum, onde, para cada enfermidade, descreve um remédio de origem vegetal e seu tratamento correspondente.
Hipócrates é considerado muitas vezes como o “pai da medicina”, a medicina egípcia, e seu maior representante, Imhotep, o precedem mais de dois mil anos.
Anos depois Galeno passou a utilizar as plantas in natura e não mais em pó, em preparações terapêuticas, no que ficou conhecido até hoje como “farmácia galênica”.
Tais medicamentos utilizavam solventes como álcool, água ou vinagre, para conservar e concentrar os componentes ativos das plantas, sendo utilizadas para preparar unguentos, emplastros e outras formas galênicas.
Essas formulações são similares às utilizadas atualmente pela fitoterapia.
No século XVI o médico suíço Paracelso desenvolveu uma teoria que buscava relacionar as características morfológicas das plantas medicinais com suas propriedades terapêuticas.
Paracelso considerava que uma doença podia ser curada com aquilo que tivesse semelhança com ela.
Essa ideia não era original, pois indígenas da América do Sul e, provavelmente, de outros continentes, tinham as mesmas idéias sobre os sinais das plantas e suas relações com o valor curativo.
Desde o século XV que se empreendeu um esforço para catalogar os vegetais citando suas características externas e propriedades internas organizadas e relacionadas às enfermidades que tratavam.
A história indica que a ideia original da medicina era cuidar através da dieta, do que se come, ou, em outras palavras, se buscava a indicação das plantas medicinais corretas para consumo.
Fitoterapia hoje em dia
Atualmente a fitoterapia conta com pesquisas científicas que avaliam propriedades químicas, toxicológicas e farmacológicas de inúmeras plantas medicinais.
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) a importância da fitoterapia e valida seu trabalho, especialmente junto à grande parte da população dos países em desenvolvimento.
Estima-se que 80% desta população depende da medicina tradicional para sua atenção primária de saúde, incluindo práticas tradicionais nos seus cuidados básicos de saúde e utilização de plantas ou preparações destas.
Hoje a medicina natural vem se aliando cada vez mais aos saberes médicos contemporâneos para proporcionar mais saúde para as pessoas.
Você sabia que muitas das drogas sintéticas usadas hoje são baseadas em compostos bioquímicos de plantas?
Podemos nos beneficiar dos princípios ativos benéficos à saúde dessas ervas através de medicamentos manipulados em farmácia, industrializados ou in natura, como os chás.
Um curso de plantas medicinais pode lhe ensinar a cuidar de alguns males comuns com plantas medicinais acessíveis que você transforma em preparações terapêuticas.
Mais vantagens da fitoterapia
A sua origem vegetal, que exclui componentes sintéticos, apresenta menos reações adversas e efeitos colaterais em comparação a medicações alopáticas.
A fitoterapia não busca isolar unicamente um componente ativo de uma planta, como na farmacologia comum, mas utilizar o extrato complexo e mais puro da planta medicinal com menos processamento.
A planta inteira é o princípio ativo com seus muitos constituintes trabalhando em sinergia de acordo com a fitoterapia.
Ao isolar componentes individuais, alguns dos benefícios terapêuticos da planta serão perdidos e as margens de segurança para seu uso são ameaçadas.
A biodiversidade brasileira é outro ponto positivo para a fitoterapia e o Curso de Plantas Medicinais do Universo da Floresta: é geralmente fácil encontrar matéria-prima para seus remédios em qualquer lugar!
Aprenda mais no Curso de Plantas Medicinais
A fitoterapia é um universo rico e milenar que pode ajudar você a cuidar melhor de si e de outras pessoas. Para isso você conta com nosso Curso de Plantas Medicinais.
Inscreva-se já no nosso Curso S.O.S Plantas Medicinais e aprenda a lidar com as doenças mais comuns, males crônicos e lesões com receitas que você faz em casa!