Se você quiser aprender mais sobre plantas medicinais e como utilizá-las para prevenir e tratar doenças, você pode buscar um curso de fitoterapia.
A propósito, a fitoterapia é um conhecimento milenar que é desenvolvido por diferentes culturas e busca conhecer as plantas medicinais para utilizá-las de maneira terapêutica.
Atualmente a fitoterapia também pode ser sinônimo de terapia alternativa, e de remédios industrializados derivados do extrato de plantas.
Fitoterapia não significa apenas o uso de plantas medicinais.
Há diferentes opções de cursos de fitoterapia com diferentes enfoques no mercado de educação.
Vamos falar um pouco sobre algumas dessas alternativas.
Cursos de fitoterapia
Inicialmente você deve se perguntar qual sua necessidade quando escolher um curso de fitoterapia.
O curso de fitoterapia pode ser oferecido em cursos de extensão, pós-graduação e cursos livres.
Ainda pode haver diferentes modalidades: presencial, online (EAD – educação à distância), ou híbrido (um misto de presencial e online).
Você deve verificar a grade curricular das matérias oferecidas assim como deve conhecer a instituição que oferece o curso de fitoterapia.
Há cursos destinados àquelas pessoas que já possuem alguma formação na área da saúde e desejam agregar o conhecimento da fitoterapia na sua prática.
Esse tipo de curso de fitoterapia costuma ser uma pós-graduação.
Pós-graduação em fitoterapia
As médicas e enfermeiras são algumas das maiores interessadas nesse tipo de curso de fitoterapia já que agrega conhecimento e valores que utilizam no seu cuidado cotidiano de clientes e pacientes.
A categoria médica vem buscando cada vez mais as opções trazidas pela medicina natural para se aproximar de soluções com menos reações adversas e interações medicamentosas.
Na Alemanha, onde surgiu a fitoterapia moderna, a maioria dos prontuários médicos atuais incluem fitoterápicos para tratamentos, inclusive nas emergências.
Por outro lado, existem cursos livres que trazem uma apresentação sobre o universo da fitoterapia e não se aprofundam tanto em fórmulas e procedimentos industriais baseados em extratos de plantas medicinais.
Curso livre de fitoterapia
Um curso de fitoterapia na modalidade livre pode conter uma apresentação breve sobre algumas plantas medicinais e suas aplicações terapêuticas mais profundas.
Nesse segundo grupo você pode encontrar cursos que vão ensinar a cuidar e prevenir diferentes males cotidianos e até amenizar sintomas de doenças crônicas.
Tudo dependerá de quem oferece o curso de fitoterapia e de como ele está organizado.
Um curso de fitoterapia pode trazer informações sobre o melhor momento para a colheita de cada planta, e o período do ano em que ela tem maior concentração de seus princípios ativos.
Isso depende do enfoque do curso e da sua necessidade e/ou desejo.
Então se você quiser aprender mais sobre aquele chá que circula nas recomendações de avós, mães e outras pessoas para cuidar melhor da sua saúde e da sua família, o curso livre pode ser indicado para você.
Curso de fitoterapia S.O.S Plantas Medicinais
Nosso Curso S.O.S Plantas Medicinais é um curso de fitoterapia que traz informações sobre o tratamento natural para 24 doenças mais comuns com 44 plantas medicinais e mais de 50 receitas que você pode fazer em casa.
Nele você aprenderá a reconhecer diferentes ervas medicinais e quais partes são usadas para os diferentes tratamentos, também como prepará-las, conservar as plantas medicinais e suas preparações caseiras.
Além disso, você conhecerá os princípios da medicina natural com a professora Jímile.
Nossa professora passou anos estudando a medicina natural em instituições de ensino e também aprendeu com raizeiras e outras sábias pessoas Brasil afora, receitas milenares de cura.
Este é um curso livre que alia a sabedoria das medicinas ancestrais ao conhecimento científico, sintetizado pela professora Jímile.
Fitoterapia e prescrição médica
Ser um profissional habilitado para prescrever remédios para seus clientes pode demandar mais do que um curso de fitoterapia.
Para trabalhar com a fitoterapia e prescrever profissionalmente fórmulas e preparações você precisa ter uma formação profissional na área da saúde.
Quem prescreve medicamentos e fórmulas fitoterápicas deve ser inscrito num Conselho de Classe Profissional como os de nutrição, farmácia, medicina, enfermagem, ou no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
O melhor curso de fitoterapia
Escolher o melhor curso de fitoterapia talvez não seja tão difícil assim se você definir qual é seu objetivo.
Para utilizar a fitoterapia profissionalmente você precisa de uma formação na área de saúde além daquela que uma pós-graduação oferece.
Você pode fazer um curso de fisioterapia com certificado no Universo da Floresta.
Nosso Curso S.O.S Plantas Medicinais oferece conhecimento na medida para ampliar seu leque de possibilidades terapêuticas, mesmo que seja para cuidar de você mesma!