Infográfico: Crises de Ansiedade: 03 Plantas Medicinais que podem acalmar até um leão!

Como aliviar crises de ansiedade com plantas naturais? O que é bom para ansiedade?

A ansiedade é uma reação física e psicológica a uma ameaça, ou à sua antecipação.

Em nossa sociedade atual as demandas constantes por produtividade e a perseguição de modelos de sucesso material parecem nos colocar numa situação de ansiedade constante.

Podemos nos sentir como se estivéssemos sempre em competição, e, assim, frequentemente nos sentimos ameaçados de perder essa disputa sem fim.

Então não é surpresa que muito se fale sobre a ansiedade ser uma queixa tão comum nos dias de hoje.

E as crises de ansiedade são uma consequência desse constante estresse.

Gatilhos da crise de ansiedade

Cultivar o autoconhecimento é uma das chaves para alcançar mais saúde e bem-estar. E com relação às crises de ansiedade não é diferente.

Para lidar com a ansiedade é importante reconhecer os gatilhos por trás de reações físicas como:

  • Tremores;
  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Aperto no peito;
  • Sudorese.

Perceber e Reconhecer os gatilhos disparadores de uma crise ajuda a pensar em soluções para lidar com a ansiedade de forma mais natural.

O passo seguinte vai além de lidar com os sintomas da ansiedade: é importante buscar suas causas.

Medo do desemprego, da solidão, da rejeição, da morte, de doenças e outros receios podem estar por trás de sintomas físicos tão diversos.

Estresse e desequilíbrio

O estresse constante pode levar às crises de ansiedade que podem ser entendidas como um grande desequilíbrio físico e mental.

Aliado à desregulação corporal, há um desequilíbrio mental e os sintomas podem se relacionar a essas duas dimensões, de forma mais ou menos evidente.

Para ajudar a restabelecer o equilíbrio vital nós podemos buscar apoio em plantas medicinais e no saber ancestral que guia seus usos.

Plantas Medicinais para Ansiedade

As crises de ansiedade fazem parte das manifestações de adoecimento que podem ser combatidas com algumas plantas medicinais.

Há algumas plantas que podem ser chamadas de medicinais por conta dos usos terapêuticos que foram descobertos e apropriados por diferentes povos ao longo dos tempos.

Há substâncias vegetais ativas que fazem parte da fisiologia das plantas que podem ser extraídas para nosso uso terapêutico.

Entre as plantas que possuem calmantes naturais temos camomila, valeriana, mulungu e passiflora.

Todas possuem propriedades relaxantes e sedativas que são eficientes no tratamento de sintomas de ansiedade.

Algumas concentram os princípios ativos em suas flores, outras em suas raízes, e há outras ainda que os têm em sua casca ou folhas.

Fugindo das fortes reações adversas comuns às opções alopáticas, a fitoterapia traz soluções naturais que observando a correta indicação, dosagem e preparação podem trazer benefícios sem a contraparte de um Diazepam (Valium), por exemplo.

Inscreva-se no Curso SOS Plantas Medicinais e aprenda a utilizar corretamente plantas, flores e raízes com diferentes preparações.

SOS Plantas Medicinais

Chás para crises de ansiedade

O chá é um coadjuvante na transformação pessoal rumo ao bem-estar. Assim, também é importante focar em soluções para pensamentos e comportamentos que estejam mantendo os sintomas de ansiedade.

Lembramos que um diagnóstico simplificado, baseado em observação dos sintomas no corpo, é o primeiro passo para a correta indicação de uma planta medicinal que trate crises de ansiedade.
O conhecimento sobre chás, tinturas, compressas e outras preparações faz parte da nossa cultura e sua busca ativa promove um resgate de maneiras naturais de cuidar da saúde e da nossa autonomia.

Este é um artigo meramente informativo, para aprender a proporção correta de cada preparação recomendamos realizar um bom curso de fitoterapia ou buscar ajuda de uma naturóloga profissional.

1 – Chá de Mulungu

Mulungu é uma planta medicinal, comum na caatinga e possui ação sedativa e atenuadora, agindo sobre congestão, fortalecendo o coração e combatendo a palpitação.

O mulungu, que também é conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, ajuda a reduzir a ansiedade e sintomas do estresse.

Sua casca pode ser utilizada na preparação de um chá calmante.

2 – Chá de Passiflora

A Passiflora incarnata, também conhecida como planta do maracujá, é uma planta medicinal utilizada como calmante e ajuda a combater a ansiedade, evitando as crises de ansiedade.

Ela pode ser usada na preparação de infusões, tinturas e remédios fitoterápicos.

Um dos seus efeitos colaterais é a sonolência, portanto é preciso cuidado na sua administração.

3 – Chá de Valeriana

A Valeriana officinalis é uma das plantas medicinais mais utilizada desde a antiguidade para o tratamento da ansiedade, e pode ser uma forte aliada contra as crises de ansiedade.

Toda a planta pode ser utilizada para extração de óleos essenciais contendo ácido valeriânico, ácido isovalerico, pineno, e outros compostos.

Seus princípios ativos atuam em nossa fisiologia ajudando a regular o sono e diminuir os níveis de ansiedade.

Autocuidado e plantas medicinais

Lidar com as crises de ansiedade significa reconhecer a si mesmo e as questões que lhe afligem.

Reconhecer os sintomas e os gatilhos das crises de ansiedade na sua vida podem ajudar a criar estratégias mais adaptadas para lidar com a ansiedade e suas causas.

As plantas medicinais podem ajudar no combate dos sintomas da ansiedade e ajudar a criar uma postura mais calma para refletir sobre si e suas opções.

Inscreva-se agora em nosso Curso Online de Plantas Medicinais e aprenda a identificar e manipular as plantas medicinais que podem trazer mais bem-estar e equilíbrio para sua vida.