Como a permacultura pode nos ajudar a viver melhor

Curso de PDC ensina como e por quê ter um estilo de vida mais simples, em comunidade e conetado à natureza é a chave para um mundo mais justo e sustentável

A permacultura é um jeito mais moderno do homem se reconectar à Natureza, buscando um estilo de vida em que o uso dos recursos naturais seja feito de maneira inteligente e otimizada. A permacultura é uma alternativa real de mudar “as coisas que estão aí”.

A ética e os princípios da permacultura
A permacultura foi criada na década de 1970 pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, que sistematizaram tecnologias ancestrais e atuais de diversas áreas do conhecimento para que possamos criar assentamentos humanos sustentáveis. A ideia é criar e desenvolver pequenos sistema produtivos organicamente organizados. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a Natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-la. Para que isso seja possível, orienta-se por 3 princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.

3 pilares da permacultura
Cuidar da terra: Busca cuidar de nossos recursos naturais
Cuidar das pessoas: Busca a vida social em harmonia em conexão com a Natureza.
Partilha justa: Busca criar sistemas de compartilhamento, limitando os excessos de consumo.

Permacultura: caminho da mudança
A permacultura é uma alternativa para mudar “as coisas que estão aí”, pois o estilo de vida que temos adotado na sociedade de consumo está esgotando nossos recursos naturais. A ética, os princípios e as técnicas da permacultura permitem transformar a forma como cada um enxerga a Natureza ao redor.
Na maioria das vezes, a permacultura está associada somente aos sistemas agrícolas ou a vida na roça. Mas seus princípios podem ser aplicados na cidade. No dia a dia, a permacultura nos faz repensar hábito e o próprio estilo de vida. Um exemplo: vale a pena ter tantos equipamentos eletrônicos em casa que são usados apenas poucas vezes em casa? Não seria mais fácil criar sistemas de compartilhamento com outras pessoas?
A partir desta mudança interna fica mais fácil redesenhar a paisagem que queremos construir, as casas que queremos morar, os alimentos que queremos consumir, a energia que queremos gastar e o estilo que vida que queremos adotar.