Precisa aumentar a imunidade rapidamente? Conheça os principais tratamentos naturais para quem está com a imunidade baixa.
Muitos de nós crescemos com o privilégio de contar com uma avó ou alguém próximo que sempre nos oferecia um chazinho quando tínhamos algum sintoma de alergia ou uma doença sazonal como a gripe, por exemplo.
Talvez não déssemos muito valor a essas preparações caseiras que pareciam surgir de repente da boca de uma vizinha ou outra pessoa.
Uma dor de barriga, ou espirros podiam encontrar seu fim em xícaras de porcelana ou canecas de metal. Não importava. O chá além de cheiroso era garantia de saúde, ou pelo menos um gesto carinhoso de uma pessoa próxima.
Mas conforme crescemos descobrimos que muitas dessas receitas são mais antigas e têm mais combinações do que imaginávamos então.
Assim podemos pensar em como aumentar a imunidade usando esse conhecimento antigo e que no entanto surge aqui e ali na nossa vida.
Bons hábitos para Aumentar a Imunidade
Dormir bem, relaxar profundamente e ter uma boa alimentação, assim como se exercitar regularmente são algumas das dicas mais comuns de como aumentar sua imunidade naturalmente.
Manter bons hábitos é uma prática saudável, muitos dizem.
Dormir o tempo e com a qualidade necessários ao descanso diário é uma das dicas para se evitar que o estresse diário deixe sua marca em nosso corpo e mente.
Aliado a uma dieta equilibrada e atividade física regular, mesmo que de baixo impacto, também pode trazer inúmeros benefícios à nossa saúde.
Mesmo uma caminhada de cerca de meia hora pode ajudar o nosso sistema circulatório em sua atividade incessante de irrigar todo nosso corpo, nos nutrindo e desintoxicando.
Porém algumas vezes, mesmo com essa rotina mais saudável, ou antes que possamos desenvolvê-la, surgem problemas que requerem atenção terapêutica.
Uma das opções à nossa disposição é exatamente parte daquilo com que avós, mães e as vizinhas nos tratavam: a fitoterapia.
Fitoterapia para Aumentar a Imunidade
A fitoterapia é um ramo da saúde que traz soluções e pode lhe mostrar como aumentar a imunidade de forma natural.
O estudo das plantas, ervas e raízes deriva de tradições ancestrais da maioria dos povos.
Num ambiente em que as práticas de coleta e caça num ambiente selvagem eram necessárias para a sobrevivência, alguns se aventuraram a consumir a vegetação local.
Mas muito tempo se passou até que a ciência começasse a investigar os efeitos de algumas plantas e seus efeitos sobre nossa saúde.
Hoje a fitoterapia é um ramo de estudos que oferece inúmeras opções e meios e traz respostas como aumentar a imunidade naturalmente.
O própolis, por exemplo, é um alimento com ação anti-inflamatória e é produzido a partir das plantas e, por isso, contém seus fitoquímicos (alimentos fitoquímicos são agentes antioxidantes).
A fitoterapia faz uso de preparações diversas: macerado, tintura, e óleos medicados que demandam um passo a passo cuidadoso na sua produção.
O tratamento pode envolver ervas medicinais e outros elementos naturais construídos e reproduzidos em tradições populares, transmitidas oralmente, principalmente.
Conhecimento tradicional e contemporâneo
Esse conhecimento ancestral, que passava de curandeiro para curandeiro, hoje é revisado e comprovado cientificamente em muitos casos.
Como exemplo podemos pensar na casca de salgueiro que deu origem à aspirina e alavancou os lucros da bilionária indústria farmacêutica.
Podemos questionar a partir desse exemplo de como aumentar a imunidade: posso fazer uma aspirina caseira!?
Receitas para Aumentar a Imunidade
O uso de plantas medicinais é excelente para aumentar a imunidade, sobretudo em pessoas acima de 50 anos.
Porém utilizar receitas caseiras requer alguns cuidados, pois também pode oferecer riscos como a superdosagem e reações adversas, ainda que seja um dos meios naturais para aumentar a imunidade.
É preciso que você conheça as quantidades, a posologia, a recomendação, utilização e contraindicação da erva, raiz ou outro vegetal para que ele seja eficaz.
Devemos ter em mente que todo princípio ativo terapêutico é benéfico dentro de um intervalo de quantidade: uma pequena fração pode ser inócua, enquanto uma porção desmedida pode ser tóxica.
A casca do salgueiro é uma opção para lidar com a dor de cabeça, mas só se você souber a origem dessa dor e como colher, preparar e ministrar esse preparado.
Chá para Aumentar a Imunidade
Como aumentar a imunidade com chás e outras preparações?
Você pode seguir as instruções de alguém que já tenha experiência e conhecimento e se inscrever agora no curso SOS Plantas Medicinais para preparar um chá que realmente aumente a sua imunidade.
Podemos sugerir algumas manipulações que já são de conhecimento popular como o chá de guaco, que aumenta nossas defesas imunológicas.
O guaco é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antialérgicas.
Para fazer um chá de guaco você pode ferver meio litro de água e misturar uma colher de sopa de folhas picadas. Cozinhe por mais cinco minutos em fervura e depois coe. Espere esfriar um pouco e pronto!
Cuidados ao Preparar Plantas, Ervas e Raízes Medicinais
Durante o processo de preparação de qualquer remédio natural é importante não usar utensílios de metal, pois eles reagirão com substâncias biologicamente ativas das plantas podendo modificá-los.
Outra consideração importante é a qualidade do veículo a ser utilizado (água, álcool, óleo, etc.), procure sempre utilizar produtos de qualidade.
Alimentos que aumentam a imunidade
Como aumentar a imunidade também é questão de manter uma dieta rica de alimentos nutritivos e que fortaleçam nosso sistema imunológico.
Veja alguns alimentos que aumentam a imunidade:
- Alho
- Gengibre
- Frutos Secos
- Frutas Cítricas
Em geral uma alimentação natural balanceada já é um bom começo para aumentar a imunidade de forma natural, porém dependendo do seu caso alguns alimentos podem ser mais importantes do que outros.
O alho é um desses alimentos. Ele é muito útil para aumentar a imunidade, por isso pode ser usado como um agente antiviral natural.
Além de aliviar os sintomas da gripe, a alicina, uma substância do alho, também tem efeito bactericida e melhora nossa resistência.
O gengibre é outra opção que pode ser um bom suplemento para dar sabor a outras infusões em vez de açúcar.
E também é um alimento antioxidante, sendo capaz de otimizar o funcionamento de enzimas antioxidantes endógenas.
Aumente a sua imunidade em casa
Você mesmo pode aumentar sua imunidade em casa.
Saiba reconhecer ingredientes, extrair princípios ativos de plantas, ervas e raízes medicinais e preparar diferentes receitas terapêuticas na sua cozinha.
Inscreva-se agora no Curso SOS Plantas Medicinais e aprenda mais sobre como aumentar sua imunidade de forma natural.
Comece hoje mesmo, após a inscrição as aulas são disponibilizadas imediatamente.